O futuro do atendimento pediátrico

O futuro da medicina já começou há algum tempo. Embora essa afirmação assemelhe-se a um paradoxo, é visível que a medicina progride à medida que a tecnologia avança. Mas quais são as tendências para a medicina e principalmente para a pediatria no que tange a um futuro próximo?

Medicina do futuro.

Segundo a revista Scientific American (2018), as projeções para os próximos anos apontam que avanços nas pesquisas nos campos da biotecnologia e da genética serão capazes de ampliar as possibilidades de cura, aumentar a expectativa e qualidade de vida e revolucionar a medicina do século XXI.

Ademais, com o auxílio de tecnologias biológicas, novos instrumentos como células tronco, órgãos artificiais, terapias genéticas, nanorrobôs e inteligência artificial asseguram que a expectativa de vida do futuro ultrapassará os 100 anos de idade.

Os médicos do futuro terão à seu dispor ferramentas sofisticadas, diagnósticos em tempo real, robôs cuidadores, e a sociedade presenciará o fim da experimentação humana e o advento da criogenização.

 

Medicina à distância.

Outra tendência que está batendo à porta e de malas prontas para ficar é a impulsionadora da plataforma do Dr. Kids: a medicina à distância.

Impulsionada pela propagação dos smartphones, tablets e conexões de internet mais rápidas e seguras, os serviços clínicos remotos podem e já estão revolucionando a infraestrutura de saúde, permitindo atendimento de forma mais rápida, barata e eficiente.

O aplicativo do Dr. Kids funciona como um radar de pediatras que estão próximos do paciente e, ainda que a consulta seja presencial e à domicílio, o médico fica online por 72 horas disponível para monitorar seus pacientes e para que os pais tirem dúvidas e informem o quadro de seu filho durante esse período de tempo.

O aplicativo ainda é uma novidade, no entanto, como pudemos perceber, já pode ser tratado como uma tendência inovadora que pretende se estabelecer. Isto posto, para que essas plataformas – como a do Dr Kids – sejam adotadas pelos profissionais elas devem ser viáveis e entender as necessidades tanto dos pacientes quanto dos médicos.

Para os pacientes os benefícios são inúmeros, como o atendimento à domicílio, sem hora marcada, 24h por dia. Nesse texto estão relacionadas todas as vantagens que os pais encontram ao chamar um Dr. Kids para atender seu filho.

Para os médicos significa abrir mão de uma realidade e entrar de cabeça em outra totalmente nova. Aqui você encontra uma matéria com todos os benefícios de se tornar um Dr. Kids.

 

Futuro da pediatria.

A pediatria foi tratada por muito tempo como uma especialidade geral. Hoje, assim como a clínica geral, possui suas subespecialidades dentre as quais podemos citar a neonatologia, a cardiologia, a pneumologia, a nefrologia, a endocrinologia, a neurologia, dentre outras, no que se refere à saúde de crianças e adolescentes.

O acompanhamento do crescimento desses indivíduos é o que move e motiva os profissionais dessa área. O comportamento de crianças e adolescentes muda continuamente, assim sendo, novas necessidades de saúde vêm dando abertura para que novas práticas da pediatria sejam implementadas.

Mudanças nas patologias que costumavam assolar crianças, a redução de doenças crônicas, da mortalidade e natalidade infantil, mudaram a forma de praticar a pediatria e esta transformação tem, supostamente, reduzido a remuneração deste profissional.

Entretanto, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, 30% dos casos de rotina e 43% dos atendimentos emergenciais de crianças realizados no Brasil não são feitos por um pediatra (ISTOÉ, 2016).

Assim sendo, na opinião do professor Roberto Assis Ferreira, coordenador do Setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas, a redução do mercado de trabalho pediátrico pode estar na forma de organização da assistência básica em nosso país.

Dito isso, aqueles pediatras que atendem na rede pública, muitas vezes se decepcionam com a ausência de políticas efetivas voltadas para a criança e o adolescente, e acabam migrando para os serviços particulares.

Essa alteração no mercado dá brecha para que os pediatras de todo o Brasil migrem para formas mais tecnológicas e modernas de praticar a medicina.

O Dr. Kids é mais que um serviço, é uma ideia e veio para quebrar antigos paradigmas e mudar o curso da história. Ser um Dr. Kids permitirá que você gerencia seus horários, fature quase quatro vezes mais do que no consultório e praticamente sem custos, além de manter seu honorário no patamar estipulado pelo seu melhor patrão: você mesmo.

 

Junte-se à família da inovação. Torne-se agora mesmo um Dr. Kids.

 

FONTES

http://portaltelemedicina.com.br/medicina-do-futuro-6-tendencias-para-area-da-saude/
http://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/o%20futuro%20da%20medicina.pdf
https://ofuturodascoisas.com/22-potenciais-tecnologias-que-irao-impactar-o-futuro-da-medicina-parte-2/
http://www.onehealthmag.com.br/index.php/category/futuro-da-medicina/
http://seucardio.com.br/o-futuro-da-pediatria/
http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/a-pediatria-transforma-o-futuro/
https://site.medicina.ufmg.br/noticias/2008/09/01/a-pediatria-de-hoje-e-do-futuro-adolescente/
https://istoe.com.br/174217_OS+PEDIATRAS+ESTAO+SUMINDO+/
https://www.portalped.com.br/conteudo-especial/os-desafios-presentes-e-futuros-da-pediatria-no-brasil/